quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

  • 16:05:00
  • Tabela Dinamica
É importante sempre ter um backup em mãos


        O que é o backup  ?
        O backup  gera um arquivo, pelo próprio aparelho, onde estará contido o estado atual da partição do usuário de  seu aparelho no momento em que foi realizado.
        Qual a importância em realizar o backup ?
        Fica a seu critério realizar ou não, mas julgo ser de suma importância manter um backup sempre recente, pois ele pode ser bem útil. O backup servirá quando seu aparelho apresentar algum problema, algum bug do sistema ou alguma falha na inicialização após a realização de algum procedimento que seja necessário reinstalar o sistema.
         Possuindo um backup recente, as perdas são extremamente menores, visto que seu celular irá retornar exatamente como estava quando foi realizado o backup, lhe poupando o trabalho de realizar a instalação de tudo, um a um, novamente após a recuperação de sua ROM.
PROCEDIMENTO:
          Para este processo não é necessário root e nem a instalação de aplicativos adicionais, visto que pode ser realizado diretamente pelo Menu Recovery do aparelho.
1à Certifique-se de possuir pelo menos 1,5 Gb livres em seu Cartão SD, pois os backups podem variar de 700Mb a 1,2Gb (baseado nos que já efetuei), então tenha uma margem de segurança. O arquivo será salvo na raiz do seu SD.
2à Desligue seu aparelho e aguarde ele dar o sinal de vibração indicando que foi desligado por completo.
3à Pressione o botão "Power" para o celular ligar e assim que ele acender o led Azul e vibrar, pressione ao mesmo tempo os botões "Volume +" e "Volume -";
4à O Menu Recovery será exibido:


4.1à Zoom nas opções:



4.2à Modo de navegação neste menu:          
A setinha "<<==" será o cursor que indica qual a opção está no momento;
Para SUBIR, use o "Volume +";
Para DESCER, use "Volume -";
Para SELECIONAR/CONFIRMAR uma opção, use o botão "Power";
5à Usando os botões mencionados na opção anterior, vá até "Recovery Mode" e aperte "Power";
6à Ao aparecer a tela semelhante a imagem abaixo, pressione "Volume +";


7à Após isto, um novo menu será exibido:







8à Navegue até a opção "backup user data" e pressione "Power" para selecionar a opção;
9à A seguinte tela lhe será mostrada:


9.1à Nesta janela estará o nome do arquivo de backup que será gerado além de outras informações, como o espaço livre em seu cartão SD. Pressione "Volume +" após ver esta tela.
10à Pronto, a partir daí o processo de backup de sua ROM já começou... não se assuste, o backup pode demorar um pouco : cerca de uma (1) a duas (2) horas.

Durante o processo, a imagem abaixo é o que estará sendo exibida em seu aparelho:


Uma barrinha mostrará o progresso do backup. No início ela fica praticamente imóvel, isto é normal.

11à  Ao concluir o backup a tela ficará alguns segundos toda preta, mas acesa. Aguarde aparecer a mensagem de que foi concluído (não tenho certeza se necessita apertar "Volume +" nessa hora, mas caso fique muito tempo nessa parte, pode apertar, mesmo se não for necessário, não dá nenhum problema)


12à Depois de ver esta mensagem, pressione "Volume +" então você irá para outro menu. Nele, selecione "power off"


13à Seu aparelho irá desligar. Depois disto, ligue-o normalmente , conecte-o ao computador e salve em um local seguro o backup gerado. (Como dito, fica na raiz do SD - SD real)

Popular Posts