Esse assunto ja é antigo mas sempre vai e volta na mídia... Pesquisando encontrei diversas opiniões e pesquisas sobre o tema.
Eu acredito que atualmente existem modelos que esquentem menos, mas após um certo tempo você ja começa a sentir o aquecimento nas pernas, mesmo com um travesseiro e fora que isso traz danos ao note, porque não deixa que o mesmo se refrigere adequadamente.
Abaixo umas das matérias diretas e bem resumidas sobre o assunto.
Eu acredito que atualmente existem modelos que esquentem menos, mas após um certo tempo você ja começa a sentir o aquecimento nas pernas, mesmo com um travesseiro e fora que isso traz danos ao note, porque não deixa que o mesmo se refrigere adequadamente.
Abaixo umas das matérias diretas e bem resumidas sobre o assunto.
Está comprovado: usar o notebook no colo faz mal à saúde, além de prejudicar o funcionamento da máquina. Esse tipo de hábito desgasta o computador e faz com que o calor emitido pela cpu cause infertilidade masculina.
A recomendação é que o aparelho seja sempre utilizado sobre uma mesa. Segundo um estudo de especialistas em urologista da State University of New York, publicado pela revista Fertility and Sterility, o uso do notebook no colo causa um super aquecimento dos testículos e prejudica a fertilidade do homem.
No estudo, os médicos usaram termômetros para medir a temperatura dos testículos de 29 jovens que usavam notebooks apoiados sobre os joelhos. O resultado foi que, mesmo com um suporte sob o computador, o calor da máquina atrapalhava a capacidade de reprodução masculina.
Pela natureza do homem, a posição dos testículos faz com que essa região do corpo esteja sempre alguns graus mais frios que o restante do organismo, pois uma temperatura mais baixa é necessária para a produção de esperma.
A pesquisa mostrou que aquecer os testículos em mais de um grau é o suficiente para danificar os espermatozoides e reduzir a capacidade reprodutiva masculina.
1. Se você comprou seu laptop há algum tempo, então é possível que o aquecimento seja culpa da poeira. Ao contrário de computadores desktop, os notebooks não são abertos com frequência e, consequentemente, a sujeira acumula com facilidade;
2. O cooler não está operando na velocidade mínima necessária para refrigerar a CPU;
3. Você possivelmente está utilizando o notebook em uma superfície que não possibilita a passagem de ar;
4. Pode haver um problema na pasta térmica do processador. Se ela não opera da maneira esperada, pode ser que o processador esquente por não estar transmitindo o calor da maneira apropriada para o dissipador;
5. O problema pode ser no hardware. Talvez o processador esteja operando com uma tensão acima do normal ou foi realizado um overclock na CPU.
Como solucionar o problema?
- Limpe as ventoinhas e todas as saídas de ar do notebook;
- Use algum aplicativo para verificar se o cooler está trabalhando na velocidade padrão. Certifique-se de que não há nenhuma configuração na BIOS que esteja desregulada;
- Verifique por onde o ar quente sai. Caso o cooler fique posicionado na parte de baixo, procure usar o computador em superfícies onde a saída não fique obstruída. Evite utilizar almofadas ou cobertores em baixo do computador. Talvez um cooler com conexão USB resolva o problema;
- Envie o computador para a assistência técnica autorizada para a substituição da pasta térmica;
- Verifique na BIOS ou com algum software se o processador está operando com os valores de fábrica. Caso nenhuma das soluções resolva, envie o notebook para a assistência técnica.