Fazendo uma busca rapida, é facil encontrar dicas para configurar a sua privacidade, assim como eu configurei a minha...
Aqui umas dicas que achei interessante...
Dica #1: Por onde
começar?
Novo menu de privacidade do Facebook.Antes de ir à luta, é
importante saber quais são as suas armas. O Facebook facilitou as coisas nessa
última atualização: agora há um botão dedicado à privacidade na barra superior.
Ele dá acesso direto a três opções, presumivelmente as mais requisitadas pelos
usuários:
Quem
pode ver minhas coisas?
Quem
pode entrar em contato comigo?
Como eu
faço para impedir alguém de me incomodar?
Meio escondido, no topo desse menu existe uma barra de
busca. Digite um termo qualquer e a parte inferior muda, mostrando artigos da
ajuda do Facebook que possivelmente respondem a sua dúvida. Por fim, o último
link o leva para as configurações completas de privacidade. Marque este link,
voltaremos a ele algumas vezes.
Dica #2: O que é
obrigatoriamente público no Facebook
Apesar de uma plataforma, o Facebook ainda é, antes de tudo,
uma rede social. E como tal, o relacionamento entre as pessoas precisa estar
presente, tem que haver alguma forma de elas se encontrarem lá dentro.
É esse o argumento que o site usa para tornar público,
compulsoriamente, alguns pontos do seu perfil. Nada muito grave, porém:
Nome;
Foto do
perfil;
Foto da
capa;
Gênero;
Nome de
usuário;
ID de
usuário (número da conta); e
Redes.
Com essas informações, outras pessoas podem encontrá-lo
dentro do Facebook. Com o gênero, poderá adequar alguns rótulos, como
referir-se a você no feminino se for mulher. E as redes, para que outros dentro
delas possam compartilhar conteúdo contigo. Esta página explica com mais
detalhes o porquê dessa obrigatoriedade.
Dica #3: Definindo
quem pode ver as minhas atualizações
Ícones de privacidade.Cada foto, atualização ou
compartilhamento que você publica tem controles individuais — o Facebook chama
esse controle, mostrado na imagem ao lado, de “seletor de público”. O conteúdo
pode ser público, somente para amigos, somente para amigos (exceto conhecidos),
somente eu (ainda hoje me questiono a utilidade dessa opção) e personalizado,
que permite escolher amigos ou listas para os quais ele será visível. Fique
atento no rodapé dos campos de atualização; além do rótulo, há ícones que
indicam o alcance da atualização.
Se você optar por “Personalizado”, uma janela aparecerá para
que você faça a seleção de quem pode e/ou de quem não pode ver o conteúdo prestes
a ser publicado. Em outras palavras, essa opção não é só inclusiva, ela pode
ser exclusiva, ou seja, “mostrar essa foto para todos os meus amigos, menos
Fulano e Ciclano”. Vale para listas também. Basta começar a digitar o nome da
pessoa (ou lista) e o auto-completar entrará em ação. No caso da lista
inclusiva (quem pode ver), lembre-se de marcar “Pessoas ou listas específicas…”
para habilitar o campo de digitação.
Seletor de público configurado em 'Personalizado'.
Além dessas opções, dá para limitar a exibição a listas.
Elas aparecem logo na sequência das opções citadas acima, no seletor de
público.
A coisa complica um pouco apenas quando você marca outras
pessoas na atualização ou na foto. Ao inserir a citação, se o seletor de
público não estiver configurado para “Público” ou “Personalizado”, ele ganhará
um “(+)” à frente. Isso indica que os amigos da(s) pessoa(s) marcada(s) também
verão essa atualização. Caso não queira que isso aconteça, clique no seletor,
marque “Personalizado” e, quando a caixa de opções aparecer na tela, desmarque
a opção “Amigos de pessoas marcadas e convidados do evento”.
E lembre-se: essas escolhas podem ser alteradas
posteriormente. Caso tenha publicado algo como “público” por engano, basta
clicar no ícone que indica o alcance da atualização em questão e alterá-lo.
Dica #4: Seja
drástico e torne todo o conteúdo antigo restrito a amigos
Restringir
publicações passadas.
Você nunca se ligou nisso e todas as suas atualizações
sempre foram públicas. Agora, o arrependimento bateu. Como reverter essa
situação? Se passou pela sua cabeça editar manualmente cada atualização já
publicada, pare. Existe uma forma automática bem mais fácil.
Vá às Configurações de privacidade, role a página e clique
no link “Limitar publicações anteriores”. Uma janelinha aparecerá no meio da
tela, com um sinal de alerta bem espalhafatoso, dizendo:
“Se você usar essa ferramenta, o conteúdo compartilhado com
amigos de amigos ou Público na sua linha do tempo será alterado para Amigos.
Lembrete: as pessoas que estão marcadas e os amigos delas também poderão ver
essas publicações.”
É basicamente isso. Todas as publicações antigas marcadas
como “Público” ou “Amigos de amigos” serão visíveis apenas a amigos (e pessoas
marcadas) se você clicar no botão “Limitar publicações passadas”. Pondere bem
essa decisão — ela é irreversível.
Dica #5: Estou bem?
Veja como é o seu perfil público
Veja como é seu perfil público.
Quando você acessa a sua página/perfil/Timeline no Facebook,
vê ela com poderes irrestritos — afinal, tudo o que aparece nela está visível.
Quem faz bom uso do seletor de público sabe que, aos olhos dos outros, amigos
ou seguidores (já tem isso).
Felizmente, o Facebook oferece uma ferramenta de
visualização, para que você veja o seu perfil pelos olhos dos outros. Acesse-a
aqui. Este link, no caso, mostra o seu perfil (obviamente é preciso estar
logado) como é visto publicamente, ou seja, pelos seus assinantes e por quem
não é seu amigo (nem assinante). No topo da página existe um campo onde você
pode começar a digitar o nome de algum contato, dar Enter e ver como ele te vê
no Facebook.
Dica #6: Proíba seus amigos de publicarem no seu perfil
Por padrão, você e seus amigos podem escrever na sua
Timeline (ou Linha do tempo), o seu perfil no Facebook. Isso pode ser alterado
facilmente, no caso, para evitar que seus amigos publiquem no seu perfil. Para
tanto, entre na página Linha do tempo e configurações de marcações. Você verá
esse monte de opções:
Linha do tempo e configurações de marcações.
A opção desejada é a primeira (“Quem pode publicar em sua
linha do tempo?”). Clique no link à direita e marque “Ninguém”. Dessa forma,
apenas você poderá publicar em seu próprio perfil. Se estiver sofrendo com
amigos sem noção, é uma boa saída!
Essa tela reserva outras opções bem interessantes e úteis.
Vejamos nas dicas abaixo.
Dica #7: Evite ser
marcado em fotos e atualizações que não quiser
Marcações são analisadas antes de caírem na sua linha do
tempo.
Essa é uma das melhores dicas. Ela evita, por exemplo, que
aquelas imagens de divulgação do show de sertanejo universitário onde aquele
seu amigo mala te marcou apareça direto na sua Timeline. Falo da análise da
linha do tempo.
Na mesma tela acima (esta), expanda a segunda opção
(“Analisar publicações nas quais amigos marcam você antes de serem exibidas na
sua linha do tempo?”) e ative-a. Agora, qualquer atualização em que você for
citado, seja em texto, seja em fotos, não cairá diretamente na sua Timeline;
ela ficará pendente de análise no Registro de atividades.
O Registro de atividades é um relatório de tudo o que
acontece e do que você faz no Facebook. Até as músicas que ouve, caso use algum
app com compartilhamento sem fricção (Rdio e Spotify, por exemplo). Dentro dele
está a Análise da linha do tempo, que concentra as atualizações onde você foi
marcado e permite liberá-las (para que apareçam na sua Timeline) ou
rejeitá-las. A rejeição significa que a atualização continuará existindo, você
continuará marcado nela, mas ela não aparecerá na sua linha do tempo — e
consequentemente, seus amigos não a verão por ali.
Análise da linha do tempo.
O bloco seguinte (“Quem pode ver as coisas na minha linha do
tempo?”) tem relação com o assunto. Nas duas opções abaixo você define quem
pode ver essas atualizações — ou seja, as de outras pessoas que marcaram você
nas fotos e que apareceram na sua linha do tempo — e as publicações de outras
pessoas diretamente na sua linha do tempo. A primeira acaba não sendo tão
importante se a análise estiver habilitada, mas a segunda é bacana caso seus
amigos gostem de uma zoeira no seu perfil, mas isso acabe pegando mal com a
chefia — basta, no caso, exclui-lo dos que podem ver publicações dos seus
amigos na sua linha do tempo.
Dica #8: Qual a
diferença entre análise da linha do tempo e análise de marcação?
Ainda naquela caixa de opções, existe uma opção que pode
soar confusa: análise de marcação. Ela não diz respeito diretamente a você, mas
pode afetar seus amigos — então é bom ficar de olho. Ativando essa opção (em
tempo, “Analise as marcações adicionadas pelas pessoas às suas publicações no
Facebook.”), quando alguém marcar outra pessoa em uma foto, a marcação não se
torna visível imediatamente. É preciso que você a autorize.
Esse processo é a análise de marcação. A que diz respeito a
você, citada no parágrafo acima, é a análise da linha do tempo.
Dica #9: Não seja
garoto(a)-propaganda das marcas que você curtiu no Facebook
Provavelmente o maior problema do Facebook atualmente.
Quando você curte uma página, essa informação pode ser usada para fins
publicitários. Digamos que você curtiu a marca de cerveja “X” e, tempos depois,
essa marca resolve fazer uma ação no Facebook. Ela pode usar o seu curtir para
incentivar os seus amigos a curtirem a página dela também.
Status patrocinado no Facebook.
Isso acontece com mais regularidade nos apps móveis, mas não
é difícil se deparar, também na web, com “publicações patrocinadas”, “histórias
patrocinadas” e anúncios “endossados” por seus amigos. A história de Nathan
Kontny ilustra bem essa situação no mínimo chata:
“Então, algumas semanas atrás, minha esposa disse “Você
realmente gosta do [termostato] Nest.” Ok. O quê? Isso está começando a
irritar, a mim e a ela. Eu nem tenho esse produto. Curtir a página deles foi
uma forma de ajudar um pouco a divulgá-los, não colocar “Nest. Nest. Nest.” no
topo do feedo do Facebook da minha esposa de modo que ela não consegue sequer
separá-lo das coisas que eu realmente compartilho ou curto e que queira que ela
veja hoje.”
Anúncios com seu nome? Nunca mais.
Ele também dá o caminho das pedas: esta página. São duas
opções aqui e, se você não tem a intenção de ser garoto(a)-propaganda
gratuitamente das páginas/marcas que já curtiu, recomendo marcar as duas com
“Ninguém”. A primeira, inclusive, é muito agressiva, muito perigosa (grifo
nosso):
“O Facebook não dá a aplicativos de terceiros ou redes de
anúncios o direito de usar seu nome ou foto em anúncios. Se isso for permitido
no futuro, a configuração escolhida por você determinará como as suas
informações serão usadas.”
Note que ambas as configurações não afetam os plugins
sociais, como esse que aparece no rodapé do Gizmodo. Sua carinha continuará
aparecendo para seus amigos — é importante frisar que elas só aparecem para
amigos conectados; para outros, você entra naquela massa do “XX pessoas
curtiram [página]“.
Dica #10: E os
aplicativos? Como controlar o que eles publicam?
Isso também é importante. Alguns aplicativos do Facebook
pedem permissão para publicar na sua Timeline — e se você não concordar com
isso, acaba não podendo instalá-los.
Atenção! As telas abaixo, segundo o Facebook, mudarão em
breve. Elas ficarão mais simples (e com menos informações), mas a essência das
ações tomadas continuará a mesma.
Uma dica meio gambiarra, mas que pode te livrar de algumas
saias-justas: na hora de “instalar” o app, selecione “Somente eu” no seletor de
público. Caso o app em questão publique algo, só você verá e, assim, terá toda
a tranquilidade para apagar a atualização e removê-lo do seu perfil. (Taí,
finalmente uma utilidade para esse “Somente eu”.)