segunda-feira, 4 de maio de 2015






Todo funcionário ao entrar em uma nova empresa sente aquele entusiamo, vontade de mudar o mundo, fazer sempre o melhor, mas não é pouco comum com o passar do tempo esse mesmo funcionário se sinta desmotivado, isso pode ocorrer por diversos motivos...
Não vamos entrar a fundo nesses motivos e sim em como recuperar esta motivação... Durante pesquisas os passos de resumiriam... Aceitar os problemas...Fazer o que gosta...Traçar metas atingíveis...Parar,Refletir,Analisar...Rever os projetos traçados...Colocar em pratica...

Não por acaso, busquei alguns arquivos que abrem estes tópicos e não por acaso eles vão se repetir abaixo, para dar uma visão de diferentes pessoas sobre o mesmo tema...
Aconselho que todos leiam até o final, para que realmente acreditem na eficácia e retomem a motivação, como se todo os dias fosse seu primeiro dia de trabalho.

Atitudes simples para recuperar sua motivação no trabalho
Motivação e determinação são essenciais para o desenvolvimento profissional, porém, sentir-se desmotivado costuma ser comum em algum momento da carreira.
Para evitar situações assim, algumas dicas podem auxiliá-lo a desenvolver a habilidade de manter-se motivado sem precisar estabelecer metas muito difíceis.
Mesmo que a situação no trabalho esteja complicada, não deixe que isso interfira em sua carreira: coloque algumas atitudes em prática e sinta-se motivado novamente.

Observe a situação
Não deixe que o desânimo interfira no seu dia a dia. Se você está se sentindo desmotivado, pare e analise a situação. Seja honesto consigo mesmo e procure entender o que está causando esse sentimento, pois dessa forma será mais fácil encontrar soluções para o problema.

Estabeleça metas atingíveis
Organizar uma lista das atividades que precisam ser realizadas é importante para auxiliá-lo a definir prioridades e, consequentemente, estabelecer novos desafios. Mas atenção: de nada adianta pensar em metas que você não conseguirá atingir. Para que a motivação seja constante, é preciso definir objetivos que estejam de acordo com a sua atual realidade, caso contrário, não será possível evitar a frustração.

Confira
Determine um período de tempo e volte para a sua lista, conferindo o que já foi resolvido e o que ainda está pendente. Assim, você enxergará a dimensão real de sua situação e sentirá satisfação com o seu progresso, motivando-se a exercer sempre o melhor trabalho que puder. Uma dica é, também, estabelecer prazos antecipados. Quer dizer, definir uma data antes da oficial para a realização ou entrega de uma tarefa, por exemplo, ajudará você a desenvolvê-la com mais rapidez e, consequentemente, aumentará seu ânimo.

Outra Visão
1. Trabalhe com metas diárias – Não adianta ficar pensando na meta geral, isso vai gerar um desgaste mental muito grande. Determine na sua cabeça que a meta do dia é como se fosse o seu último prato de comida e você está três dias sem comer, entendeu? Porque o foco e a intensidade será maior na captação de novos negócios. Entre em contato com clientes inativos, ligue para novos prospects, faça contato com os seus 10 principais clientes por semana apenas para saber como eles estão, participe de eventos de networking, etc. Veja que todas essas ações vão se ajustando para que você chegue ao objetivo do dia. Dica-chave: não pare enquanto não fechar a meta.

2. Renove o autoconhecimento diário: Sabe quando baixa a frequência energética? Quando as objeções começam a acontecer e os clientes passam a rejeitar as ofertas? Tenha sempre algo motivacional na sua pasta, computador, carteira, espelho de casa, do carro e em todos os lugares em que seja possível para levantar seu astral. Você pode ler o capítulo de um livro em 10 minutos e todo o pensamento negativo se transformará em esperança. Se o seu semblante estiver harmonizado e sua voz for firme, a virada pode acontecer no mesmo dia, só depende de você cuidar da pessoa mais importante do mundo.

3. Troque os pensamentos: Você sabe quando começa a vender? Quando abre os olhos e surgem os cinco primeiros pensamentos, já fez esse exercício? Se fluírem coisas agradáveis e a imaginação trabalhar de uma forma favorável, o seu dia será muito promissor. Agora, o contrário é verdadeiro, o negativo também é muito forte, esses pensamentos destruidores se instalam e, se você permitir, será difícil tirá-los da mente. Toda a vez que algo negativo aparecer na sua mente, troque por outra positivo, é uma forma de dar um choque e de quebrar o pensamento doentio. PARA PENSAR: os pensamentos irão determinar 70% das suas vendas no dia.

4. Gerencie o tempo - Quanto tempo do dia você está prospectando? De 1 a 10, qual a nota que você dá para esse quesito? Cerca de 50% dos vendedores prospectam muito pouco, ficam esperando que os clientes entrem em contato para comprar. Você considera que isso vai contribuir nas vendas? Nada é mais desmotivador que fazer poucos contatos por dia. O vendedor se torna melhor quando está praticando a sua profissão constantemente, quanto mais ele estiver negociando melhor serão os argumentos para convencer os clientes. Não existe segredo ou fórmula mágica, o caminho mais curto é trabalho árduo misturado com motivação e habilidade para se relacionar com o máximo de clientes por dia. Momento reflexivo: a vitrine está à disposição, será que você é o manequim preferido do seu cliente?

5. Determine os motivos do dia – Você tem anotado por escrito os seus cinco principais motivos de vida? Parece ser tão simples, mais 80% dos vendedores não usam essa ferramenta poderosa de motivação diária. Quando você visualiza esses motivos, a sua tela mental fica alimentada de forças extras para não deixar que o seu entusiasmo fique prejudicado. Leia em volta três vezes por dia; quando sentir que a frequência motivacional está caindo, leia novamente. Ser isso for feito, a sua casa interna será alicerçada com tijolos fortes e confiáveis.


Outra Visão
Entenda o problema
Para encontrar alguma solução ao problema, primeiro e necessário que você identifique os fatores que influenciam no seu desânimo. Em primeiro lugar, saiba que a fase é passageira e que tudo irá melhorar, se você ajudar. Uma boa maneira de aceitar o problema é manter-se grato pelo que você já possui e enxergar as situações positivas da sua vida. Preste atenção nos feedbacks de bom rendimento.

Faça o que gosta
Para manter o equilíbrio e uma boa qualidade de vida, é importante que voe encontre tempo para fazer o que gosta todos os dias. Mesmo que por apenas cinco minutos, dedique o tempo a cuidar de si mesmo e dos seus interesses, como o seu livro favorito, uma música agradável, um filme ou o que mais você preferir. Para que a vida não se torne repetitiva – e assim, mais uma chance de desânimo – faça uma lista de coisas bacanas e escolha aleatoriamente o que vai fazer no dia. Opções diferentes de lazer tornam o dia mais alegre.

Procure apoio
O convívio social é um aspecto importante a se preservar. Quem se relaciona socialmente, em geral, é mais feliz. Por isso, se você está com problema de desânimo no trabalho, não se isole o guarde ele para si. Uma boa opção nesse caso é pedir ajuda ao chefe. Pode parecer estranho, mas conversar com ele sobre o que você está sentindo e está lhe fazendo mal pode ajudar você a encontrar a solução. Fale com seus amigos próximos ou familiares se não se sentir à vontade com o chefe. O que vale é dividir o problema e conversar. Muitas vezes encontramos soluções depois de uma boa conversa. Outro aspecto positivo para a recuperação do seu fôlego é manter-se cercado de pessoas que lhe fazem bem.

Reveja seus projetos
Pense em todos os projetos que envolvem você no trabalho. Você estava animado para assumi-los? Eles estão caminhando de acordo com os seus propósitos? Estão gerando resultados? Lembre-se que as suas ações apenas são úteis se colocam você cada vez mais perto de onde você pretende chegar. Por isso, é fundamental  que você decida em qual ponto do caminho se encontra e como vai usar os projetos para chegar mais perto do final e se eles realmente são parte do seu projeto maior: o pessoal. Se você ainda não possui um projeto pessoal, talvez seu desânimo seja conseqüência disso. Pense em objetivos reais.
Às vezes, ao assumirmos um projeto grande, acabamos desanimando quando percebemos que estamos no meio do caminho e ainda há muito o que fazer. Por isso, tente focar-se no resultado e no próximo passo a ser dado. Um passo de cada vez fará com que você se sinta mais tranquilo para avançar e trazer bons resultados.

Inspire-se
Não esqueça o quão relevante é a finalização dos seus projetos. Separe fotos, recortes de jornal e qualquer outro elemento que relembre o seu projeto de profissional e de vida. Uma vez que você saiba por que a conclusão dos seus objetivos é tão importante, qualquer problema se torna um mero obstáculo a ser ultrapassado.

Reconheça o problema
Não tenha medo de aceitar que você está passando por dificuldades. Oras, a primeira coisa que deve ser feita para resolver um problema é identificá-lo. Só assim é possível encontrar soluções e superar os obstáculos do dia a dia.

 Procure apoio e energias positivas
Para facilitar a difícil missão de recuperar a motivação no trabalho, se abra com amigos, colegas de trabalho ou familiares. Mas procure apoio de pessoas positivas. Na hora do almoço, por exemplo, se reúna com colegas que você se sinta mais a vontade e jogue conversa fora.
Está completamente fora de cogitação falar qualquer assunto relacionado ao trabalho. Assim, quando voltar à sua mesa, você estará renovado e pronto para cumprir mais tarefas.
Evite, também, manter contato com pessoas negativas. Sabe aqueles colegas de que vivem reclamando do trabalho, do salário e da vida? Então, no máximo , seja educado e dê bom dia para eles.

Outra Visão

Tenha uma boa noite de sono
Há noites em que a insônia invade a madrugada e nunca vai embora. Aí, quando é hora de acordar, é impossível fazer alguma coisa bem. Até as coisas que você adora fazer não ficam boas como de costume. Portanto, não há dúvidas: dormir é fundamental para trabalhar bem.
Pesquisadores afirmam que 6 a 8 horas de sono já são o suficiente. Por isso, é bom você manter o seu aparelho celular longe do seu quarto. Muitas pessoas enrolam para dormir por conta de joguinhos e mensagens instantâneas.
Por fim, ficar pensando nas suas obrigações do dia seguinte antes de dormir não ajuda em nada. Ao contrário, só atrapalha Aproveite esse tempo para descansar e lembrar das coisas boas.

Goste do que você faz
Tudo bem, não precisa morrer de amores pelo seu trabalho, mas aprenda a valorizá-lo. É claro que existem pessoas que só estão em algum emprego por necessidade. Mesmo para essa turma, é importante pensar que, se você recebe para fazer determinada atividade, significa que tal atividade é útil para a empresa. A partir do momento que você reconhece o valor do seu trabalho, você começa a se dedicar mais.

Tenha iniciativas próprias
Quem procura, acha. O profissional que passa o dia inteiro com os braços cruzados esperando ordens dos superiores não tem vida muito longa.  Estabeleça você mesmo metas e faça uma cobrança dos seus resultados, isso vai motivá-lo bastante.
Para ganhar mais confiança nas suas ações, sempre vale a pena procurar cursos de especialização que serão úteis para a sua empresa a para você mesmo.

Termine o que começou
Logo que chegar ao trabalho, reserve cinco minutos para se organizar. Com uma caneta e um papel mesmo, faça uma lista de tudo que você precisa entregar ao longo da semana, priorizando, é claro, as tarefas mais urgentes.
Pense da seguinte maneira: o que eu começar, eu vou finalizar. Nunca é bom voltar para a casa com a consciência pesada lembrando que não fomos capazes de acabar uma atividade.

Outra Visão - Em 12 passos
1. Realize esforços para que a segunda-feira deixe de ser vista como um dia negativo. No domingo à noite, mentalize que a semana será produtiva e de bons resultados.
2. Se você vai de carro para o trabalho, deixe tocar suas músicas prediletas durante o percurso. Caso vá de ônibus, aproveite para conversar com as pessoas que vê diariamente no ponto ou mesmo as que sentam ao seu lado. Fazer novas amizades é sempre positivo.
3. Pare de fazer as coisas no “automático”. Sempre que puder, mude o trajeto que costuma tomar para ir à empresa. Depois, passe a observar melhor a cidade, os pontos turísticos e os prédios por onde passa.
4. Tente perceber o seu valor e a importância daquilo que faz para encontrar a motivação no trabalho.
5. Estabeleça prioridades para seus afazeres. Identifique o que é realmente urgente e as demais tarefas faça no seu tempo, sem pressão. Se houver cobranças, explique a hierarquização de suas atividades.
6. No horário de almoço, procure ficar ao lado das pessoas com quem mais se identifica. Procure conversar diariamente por pelo menos cinco minutos com os colegas sobre assuntos que passem longe do trabalho. Isso ajudar a socializar e a aliviar as tensões diárias.
7. Se seu chefe enfrenta um dia cheio, comunique a ele apenas questões urgentes e que você não pode resolver. Se ofereça para solucionar questões que você se sente cômodo ou apto. Isso deve contar pontos sobre sua performance.
8. Evite pessoas desmotivadas e pessimistas, pois elas podem contaminar você na sua busca por motivação no trabalho.
9. Seja gentil. Sem perceber, podemos ser rudes com os colegas e isso só gera má impressão e inimizades. Um bom relacionamento com os companheiros de trabalho influencia, e muito, na sua motivação profissional.
10. Mantenha-se atualizado com o que ocorre na sua área. Dessa forma, você não somente se automotiva, mas também passa uma boa impressão aos gestores. E para caprichar na boa impressão, não deixe sua mesa desorganizada.
11. Proponha-se e aceite desafios. O medo de errar pode rodeá-lo, mas não deixe que o paralise.
12. Sempre que algum colega sugerir a necessidade de ajuda em algum projeto, se ofereça para auxiliá-lo. Além de estreitar suas relações, você se sentirá ainda mais útil na em

Popular Posts